sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ANO NOVO, PROMESSAS VELHAS

"Adeus ano velho, feliz ano novo
Que tudo se realize no ano que vai nascer..."
Fim de Ano, João Dias em 1951

Todo ano é a mesma história:
"No próximo ano farei um regime" ou "Vou juntar um dinheiro para fazer a nossa viajem querida".
Bem sabemos que promessas e mais promessas são feitas e nunca - ou quase nunca - conseguimos cumpri-las.
A palavra PROMESSA, vem do latin promissa declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade ou pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. No sentido figurativo - ou denotativo - significa esperança fundada em aparências.
As promessas feitas, se baseiam em planos pré estabelecidos para que possam ser concretizados em um espaço "X" de tempo.
Quando planejamos estamos nos preparando para perceber uma realidade vindoura, avaliar caminhos a serem percorridos e construir um referencial futuro. Com isso estamos tramitando os objetivos pelos quais destinamos nosso planejamento.
Um imóvel tão sonhado por varias pessoas e famílias, deve ser pensado, analisado, estudado milimetricamente antes de efetuar uma transação imobiliária. Avaliar se o capital familiar é compatível com a forma de pagamento escolhido, se o tamanho e a localização de imóvel é interessante para atender as necessidades da familia. Não dá para querer comprar um imóvel de 1 quarto, sendo que a pessoa tem uma familia composta por 4 pessoas, só para ostentar o luxo de estar próximo de tudo. Não é humano pensar assim!
Quando estamos convictos que aquilo a ser traçado é algo viável, possível de realizar, atende as nossas necessidades - ou pelo menos nos faz sentir-se bem - começamos a ter visão de futuro. A partir daí tudo torna-se possível.
Seria muito mais fácil prometermos não fazermos mais promessas se não conseguirmos cumpri-las. Que tal? Rsrs meio utópico, não?
Independente de conseguir realizar ou não, sonhe mais; viva mais; valorize sua familia mais; acredite em você mais ainda; ame mais; aprenda a esperar; prometa sim! Mas cumpra também.

A vida é tão curta para se viver. Como já dizia Oscar Niemayer : " A vida é um suspiro."
Aproveite a cada momento, deixe um legado, uma história para que seus netos, filhos e até você mesmo possa se lembrar em sua velhice de fatos inusitados, conquistas e realizações pelas quais você obteve êxito.

Que assim como o sol, que se põe a cada entardecer PROMETENDO voltar no dia seguinte, sejamos assim. Nunca pare de brilhar seus raios pelo impávido colosso da vida. Sem demagogias, deixe sua luz brilhar em cada lugar, em cada momento.

E pra manter a tradição (viva! Rsrs) FELIZ ANO NOVO, FELIZ 2011!