sexta-feira, 19 de março de 2010

SURF: ARTE, PAIXÃO, ESPORTE OU FILOSOFIA DE VIDA?

Esse texto que segue abaixo é de um blog muito interessante e direcionado ao publico surfista ou amantes dessa onda maravilhosa de pegar tubes irados ou simplesmente curtir boas ondas numa paisagem deslumbrante! Espero que gostem e boa leitura.



“Pouco antes de dormir, estando aqui, a muitas milhas de distância da praia mais próxima e esta, ainda por cima, não tem uma ondinha nem merrequeira pra fazer a cabeça, o que me deixa pensando, solitariamente- ouvindo um HC californiano- no que seria o surf pra mim. O que representa na minha vida, sendo que não sou profisional, entao não, pra mim, é apenas esporte. Não surfo grandes coisas, então não é arte. Moro longe pra caramba da onda surfavel "mais próxima", que aqui, nem sei onde fica. Também não é filosofia (ao menos nesse momento da minha vida). Só restou a opção que, pra mim, sempre veio em primeiro mesmo: PAIXÃO! Creio que pra grande maioria dos leitores que estão me acompanhando agora, o surf é, acima de tudo, paixão também.
Para muitos surf é um esporte, que através dele se mantém o condicionamento físico, melhora a saúde, se tem mais disposição pra vida, etc. Para outros, é profissão.
Para esses, surf é mais que hobby ou prazer de surfar depois de um dia exaustivo, é uma forma de conciliar prazer ao trabalho, realizando sonhos de pegar ondas incríveis ao redor do mundo.
Para tantos outros é pura arte, que mesmo não vivendo dele (profissionalmente), são surfistas incríveis. Treinam manobras alucinadas no quintal de casa e fazem delas espetáculo para quem admira. Existem aqueles que querem ter a sorte e a benção de morar numa região praieira, bacana e poder curtir a filosofia de vida do surf, que só pra quem já experimentou, sabe o significado fantástico que é "viver surf". Mas para todos estes citados, dos quais só não me encaixo (ou já encaixei) é como profissão, mas tenho plena convicção que todos são movidos pela paixão!!! Nenhum surfista entra num campeonato por obrigação, mas sim pelo prazer de surfar e a grande chance de vencer o campeonato. Nenhum surfista se muda para um litoral com altas ondas só pelo fato de ser praia. Nenhum surfista compra marcas surfwear pelo fato de serem apenas marcas somente pra fazer modinha.
Enfim, tudo isso é movido por uma paixão, um sentimento único que é gerado pelo prazer indescritivel de deslizar sobre as ondas ou pegar um tubo sinistro. Uma sensacao que muitos de nós, leitores surfistas e apaixonados pelo surf, já tentamos transcrever em cadernos com desenhos de picos perfeitos, em skates, rasgando as ruas para imitar um snap perfeito, no tapete de casa com um pedaço de isopo. Enfim, viajamos, sonhamos, quase idealizamos cada momento maravilhoso que nos move por uma mesma paixao, o SURF!


É trash estar longe e com perspectivas de ver o mar daqui alguns meses apenas. Agora sei como os brothers que moram longe do mar se sentem. A indescritível sensação de poder ver nossas reações ao ouvir palavras como: Mar, praia, surf... Imagina que pra mim que moro a 100km (no Brasil) já eh complicado, e a galera do oeste dos estados costeiros (RS, SC, PR, SP, etc), e a galera de Brasilia que tem um monte de surfistas. Hoje moro em Western de Massachusetts e eh chato demais, hahaha. Mas a perspectiva é de melhoras, logo!!! Mas tudo isso só comprova, o que nos move é a paixao pelo surf, definitivamente, AMAMOS o surf!!!



Aloha e altas ondas, baixas ondas, ondas, praias, surf na veia para sempre!!!
Fonte: http://colunaswell.blogspot.com// - Igor Marciel
*texto adaptado por Cello Windson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário