segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ParanoArte: Solidariedade, Artesanato e Cultura Popular

Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular - Paranoarte é uma ONG que tem como objetivos a geração de renda e inserção social em comunidades carentes do Distrito Federal.

Um trabalho social com o objetivo de atender a comunidade local em Paranoá, desperta a criatividade para confecção de artesanatos a partir de resíduos texteis e materiais reciclaveis. Esse projeto conta com parceria de rede de produção e comércio solidário, dando o real valor ao artesão, a comunidade e a cultura popular.

A busca nas comunidades do Distrito Federal, em especial integrantes dos grupos de terapia comunitária, vem do interesse de descobrir competências pessoais e habilidades artesanais para desenvolvimento de uma renda atraves de suas produções, trazendo juntamente dignidade, cidadania, proporcionando melhor qualidade de vida e revigorando a auto-estima das artesãs, suas respectivas familias e demais participantes.

Essa equipe que surpreende a cada dia produz desde peças para o lar como almofadas, tapetes, passando para chaveiros até trabalhos de crochê, tricô, fuxico e bordado.

A ONG Paranoarte, tem participado de eventos de moda, mostrando seus trabalhos e valorizando a cada dia suas obras, destacando excelência no que fazem.



Em 2010, no BBF, as artesãs do Lago Azul supreenderam a plateia. Peças elaboradas apenas com crochê. Quem imaginava peças simples, ficou admirado com a complexidade dos trabalhos feitos fio a fio numa harmonia explendorosa.

Regido pelo tema "Brasília 40 graus", sob a coordenação do estilista Ronaldo Fraga, a cooperativa apresentou sua homenagem a Brasília em 15 criações. Sua abertura contou com Lizzi Benites, a piu-piu do programa Panico na TV, desfilou com um vestido romântico lilas.

Se você deseja conhecer melhor esse projeto, adquirir produtos dessa ONG, visite a pagina http://www.paranoarte.org/index.htm ou entre em contato diretamente com eles: paranoarte@yahoo.com.br ou pelos telefones 9274-8908 (Helenice Bastos), 9983-3468 (Aida Rodrigues)



Nenhum comentário:

Postar um comentário